sexta-feira, setembro 12, 2008

Violência, Assaltos & Cª: Estado da arte em Portugal

Já não podemos ver as parangonas dos jornais e dos noticiários televisivos. É sempre a mesma coisa: assalto a bombas de gasolina, car-jacking, assaltos a estabelecimentos comerciais (levando as joalharias clara vantagem), rixas entre grupos inter e intra étnicos, etc.

Este último (não o etc., claro está), diga-se que sempre existiu em número mais ou menos considerável. Só não tinha era a publicidade que as outras "categorias" acabaram por trazer.

No meio disto tudo, tendo em conta os últimos desenvolvimentos, especialmente aquele do disparo dentro de uma esquadra da PSP, apraz-me dizer:

1 - Quando um indivíduo dispara sobre outro dentro de uma esquadra (inclusive com uma arma ilegal) e é solto/libertado/não preso preventivamente pelo Tribunal, ou o juíz é incompetente (ou estúpido), ou sistema judicial não presta (ou não serve), ou andamos a brincar aos polícias e aos ladrões. Se for o caso do último, então quero ser ladrão. Geralmente era o papel que eu interpretava na Escola Primária (do 1º Ciclo ou whatever ) e dava-me bem com isso por correr mais que os polícias.

2 - Por este andar vai haver muita gente a querer abdicar dos seus direitos e liberdades para poder andar e sentir-se seguro. Provavelmente, uma espécie de ditadura será o preço a pagar pela incompetência (que é diferente de má vontade) dos políticos que temos. Sim, dos políticos e não do sistema em si pois este é definido por aqueles.

Sem comentários: